segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Objectivos para teste 9º Ano

Ruptura e Inovação nas Artes e na Literatura
1- Identificar as principais correntes plásticas (movimentos artísticos) da primeira metade do século XX. (p. 62-65)
2- Conhecer os principais artistas dessas correntes (p. 62-65).
3- Caracterizar arquitectura das primeiras décadas século XX (p. 66-67)
4- Conhecer as novas concepções  arquitectónicas e os principais arquitectos (p. 66-67)

A grande Crise do Capitalismo nos anos 30
1- Identificar os sinais da crise durante a prosperidade dos anos 20 (p. 78-79)
2- Explicar o crash na Bolsa de Nova Iorque (p.78-79)
3- Justificar a dimensão mundial da crise (p.80-81)
4- Avaliar o impacto da crise na sociedade mundial (p.80-81)
5- Enumerar os objectivos e as medidas do Estado (New Deal) para salvar a economia (p.82-83)

Regimes Ditatoriais na Europa
1- Caracterizar o Império Russo nos Inícios do século XX (p. 94-95)
2- Enumerar as dificuldades do povo russo durante esse período (p. 94-95)
3- Distinguir as revoluções russas de Fevereiro e Outubro 1917. (p.94-95)
4- Justificar as diferentes fases da construção da URSS durante a liderança de Lenine (p. 96-98)
5- Descrever a acção de Estaline com vista à construção de um Estado Socialista. (p.98-99)
6- Conhecer a ascensão de Moussolini ao poder em Itália (p 100-101)
7- Caracterizar o fascismo Italiano (p. 102-103)

Durante o estudo, lê os documentos, observa as figuras e lê as respectivas legendas, responde às actividades de aprendizagem do manual e resolve as fichas de actividades do caderno de actividades correspondentes.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Internet Segura

Porque navegar na Net pode ser muito perigoso, podes e deves consultar esta página e adicioná-la nos teus Favoritos.








terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Objetivos para teste 8º ano

Espanhóis e Portuguesas na América:
1- Localizar no tempo e Espaço a primeiras viagem de Cristóvão Colombo à América (pág. 42-43)
2- Identificar os diferentes povos e civilizações ameríndias (pág. 42-43)
3- Descrever a colonização espanhola na América (pág.42-43)
4- Localizar no Tempo e no Espaço a Viagem de Pedro Alvares Cabral (pág. 44-45)
5- Descrever os primeiros contactos entre os portugueses e os índios brasileiros (pág.44-45)
6- Explicar os diferentes sistemas de colonização no Brasil (pág.44-45)
7- Caracterizar o comércio à escala Mundial (pag.44-45)
8- Identificar as novas rotas comerciais (pág. 46-47)
9- Identificar os produtos trocados entre os diferentes Continentes (pág.46-47)


O Renascimento e a formação da mentalidade Moderna
1- Identificar no tempo e no espaço o "Renascimento"(pág. 58-59)
2- Justificar o aparecimento do Renascimento em Itália(pág. 58-59)
3- Conhecer as principais figuras do renascimento (pág. 58-59)
4- Caracterizar o Humanismo  (pág.58-59)
5- Justificar o gosto pela natureza, do homem renascentista (pág.60-61)
6- Descrever a propagação das ideias renascentista (pág.60-61)
7- Caracterizar a Arte Renascentista - arquitetura, pintura, escultura (pág. 62-63)

Durante o estudo responde às actividades de aprendizagem do manual e resolve as fichas de actividades do caderno de actividades correspondentes.




terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Renascimento

Vê estes interessantes videos sobre o Renascimento

Excelente resumo do Renascimento (em brasileiro)

Capela Sistina em 3D

Agora tens a oportunidade de visitar uns dos expoentes máximos da pintura renascentista sem sair de casa. Clica na imagem. 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Revolução Russa

Na sequência das aulas acerca das revoluções russas de Fevereiro e Outubro de 1917 assiste aos vídeos






quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Descoberta do Brasil (1500)


Clica na Imagem para leres e ouvires extractos da Carta de Pêro Vaz de Caminha a D. Manuel I a propósito da descoberta do Brasil, em 23 de Abril 1500, e dos primeiros contactos dos portugueses com os índios brasileiros.


Carta de Pêro Vaz de Caminha - 01 Maio de 1500