sexta-feira, 2 de março de 2012

Nazismo e 2ª Guerra Mundial

Lista de Vídeos sobre o nazismo e a 2ª Guerra Mundial (Alguns foram visualizados nas aulas) 



1- O Século do povo - Propaganda do partido nazi

2- O século do povo - A superioridade da raça ariana

3 - O Século do Povo - O Holocausto - Em nome da superioridade da raça ariana, morreram 6 milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

3- O Século do Povo - Medidas de Hitler para solucionar a crise económica

4- O Século do Povo - Ascensão de Hitler - Breve descrição das condições que favoreceram a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha.

5- Henry Kissinger - expansionismo Japonês - invasão da Manchuria, 1931

6- Henry Kissinger - expansionismo Italiano - invasão da Etiopia, 1938

7- Henry Kissinger - expansionismo alemão 1/2 - anexação da Áustria

8- Henry Kissinger - expansionismo alemão 2/2 - ocupação da Checoslováquia

9- Henry Kissinger - Inicio da 2ª Guerra Mundial - Invasão da Polónia (1 Set 1939)

10- O século do Povo - A guerra relâmpago Blitzkrieg - 1ª fase da 2ª Guerra

11- O século do Povo - A batalha de Inglaterra - A partir de 1940, Hitler tentou invadir a Grã-Bretanha por via aérea: foi a chamada Batalha de Inglaterra. A população civil inglesa foi severamente castigada pelos bombardeamentos aéreos alemães.

12- O século do Povo - Invasão da URSS - Em 1941, o exército alemão invade a URSS, desrespeitando o pacto de não-agressão assinado anteriormente. O tratamento dado aos civis, considerados inferiores, é rude e desumano. Mas a população soviética resiste ao invasor com todas as suas forças, sendo ajudada pelo "General Inverno".

13- O Século do Povo - Entrada dos EUA na Guerra - Após o ataque japonês a Pearl Harbor, em 7 de Dezembro de 1941, os EUA abandonaram a sua tradicional posição de neutralidade e entraram no conflito. Os japoneses encaravam os EUA como uma ameaça à sua expansão no Pacífico e optaram por atacar a esquadra do Pacífico localizada no arquipélago do Hawai. O Presidente Roosevelt declara então guerra ao Japão e, em consequência, a Alemanha e a Itália declaram guerra aos EUA.

14 - O DIA D - IMAGENS RARAS E INÉDITAS EM CORES - Na manhã de 5 junho de 1944, Eisenhower, assegurado de melhoria do tempo, anunciava, " O.K. We'll go ", dentro de algumas horas uma armada de 3.000 landing crafts, 2.500 outros navios, e 500 embarcações navais, escoltas e navios bombardeiros, começaram a sair dos Portos Ingleses. Nessa noite, 822 aviões, rebocando planadores ou carregados de pára-quedistas, sobrevoavam as zonas da aterragem na Normandia. Eram apenas uma fracção dos 13.000 aviões que participariam na operação “ Overlord “ no Dia 6 de Junho de 1944, o Dia D.

14- O Século do Povo -A guerra contra o Japão - Em 1945, os EUA intensificaram a guerra contra o Japão, levando a cabo grandes bombardeamentos sobre as cidades japonesas.
Em Agosto do mesmo ano, é lançada a bomba atómica, primeiro sobre Hirshima e depois sobre Nagasaki.

Sem comentários:

Enviar um comentário