segunda-feira, 5 de março de 2012

Objetivos para o 4º Teste 7º Ano

MEDITERRÂNEO ROMANO NOS SÉCULOS I E II

1- Situação Geográfica:

  • Localizar Roma (p.78-79)
  • Conhecer a dimensão do  Império Romano (mapa p. 79)
2- A expansão Romana:

  • Enumerar os factores que contribuíram para a expansão dos romanos. 
  • Descrever a Evolução Política da civilização romana (barra cronológica p. 79)
  • Indicar as etapas da expansão romana que levaram à construção do Império (p.78 e mapa p.79)
3- Romanização:
  • Definir romanização (p. 80-81)
  • indicar os factores de Integração dos povos dominados (p.80-81)
4- Economia do Império 
  • caracterizar a economia do Império Romano(p.82):
    • Economia Urbana: por todo o Império havia cidades, nelas situavam-se os centros económicos (mercados)
    • Economia Comercial: o comércio era a principal actividade económica. A Roma chagavam produtos de todos os locais do Império.
    • Economia Monetária: A moeda era usada nas trocas comerciais e circulava em grande quantidades.
    • Economia Esclavagista: O trabalho escravo era determinante para o desenvolvimento económico do Império. 
  • Indicar alguns produtos que circulavam no comércio com Roma (mapa p. 83)
  • Referir as outras actividades económicas(p. 82):
    • Artesanato
    • Agricultura
    • Extracção mineira
5- A sociedade e Poder Imperial
  • Caracterizar a Sociedade Romana:
    • Homens Livres: 
      • Patrícios (Ordem Senatorial ou Senadores: ocupavam os cargos políticos e de administração)
      • Cavaleiros publicanos (Ordem Equestre: ocupavam cargos políticos menos importantes, participavam no comércio de grande escala, emprestavam dinheiro a juros...)
      • Plebeus: pequenos proprietários, rendeiros (plebe rural), artesãos, pequenos comerciantes (plebe urbana)
      • Libertos: escravos que obtinham a liberdade
    • Homens não livres: 
      • Escravos: a sua origem variava; desempenhavam todo o tipo de tarefas. Os escravos gregos, pela sua cultura, eram muito apreciados e desempenhavam cargos de secretariado ou de pedagogos (professores); alguns escravos eram selecionados para as lutas de gladiadores; a dureza da sua vida, os maus tratos, e os trabalhos pesados contribuíram para algumas revoltas de escravos, como foi a revolta liderada por Espártaco ou em latim, Spartacus no ano de 73 a.C. 
  • Conhecer os poderes do Imperador (p 82-83)
    • 27 a.C. Octávio César Augusto torna-se o 1º Imperador de Roma
    • os seus poderes são:
      • comandar o Exército
      • Sacerdote Supremo (Pontífice Máximo)
      • controlar a administração
      • cunhar moeda
      • Vetar (recusar) as decisões do Senado (poder Tribunício
    • Toma decisões:
      • Militares
      • Religiosas
      • Legislativas 
      • Judiciais 
6- A Vida Quotidiana a Literatura e o Direito
  • Descrever o dia a dia de um romano (p. 84-85)
7- Literatura e Direito (p. 84-85)
  • Identificar língua oficial do Império
  • Conhecer os principais poetas, autores de comédia, História e oratória.
  • Distinguir os vários tipos de Direito
    • direito público
    • direito privado
    • direito internacional
Durante o estudo, não te esqueças dos apontamentos do caderno diário.  
No manual, lê os documentos, observa as figuras e lê as respectivas legendas, responde às actividades de no final de cada página e resolve as fichas de actividades do caderno de actividades correspondentes.
BOM ESTUDO!

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